Descobrindo os vinhos da Fantini Wines e sua interessante história
- Boas Taças Notícias
- 31 de jul. de 2024
- 4 min de leitura
Atualizado: 5 de ago. de 2024

Fim de tarde em São Paulo com uma garoa e aquele friozinho, cada vez mais raro nos invernos paulistanos, foi o cenário perfeito para a Casa Flora apresentar os rótulos da Fantini Wines à seus clientes, seu time de vendas e alguns convidados da mídia.
Foi um happy hour super descontraído no Restaurante Bambu no qual Ilaria Zenaro, gerente de exportação do grupo, nos contou a história da vinícola, e passando de mesa em mesa trocou impressões sobre os rótulos e respondeu às nossas perguntas.
Os rótulos da Fantini Wines já fazem parte do portfólio da Casa Flora, alguns deles bem conhecidos dos consumidores como os Luccarelli, mas as duas empresas decidiram ampliar sua divulgação e distribuição no Brasil.
Foi uma ótima ocasião para provarmos 5 rótulos de diferentes regiões da Itália:
🥂 Pipoli Greco-Fiano Basilicata 2022 - elaborado com 60% Greco e 40% Fiano cultivadas aos pés de um vulcão inativo na região da Basilicata, no sul da Itália, esse vinho ao nariz remete à frutas amarelas, com uma boa acidez e mineralidade em boca. Fácil de beber em qualquer momento.
🥂Vesevo Greco di Tufo 2020 - elaborado com 100% Greco di Tufo cultivada em solo vulcânico e arenoso da região da Campania, cuja capital regional é Nápoles, este vinho traz ao nariz aromas de abacaxi e florais, apresentando em boca uma acidez e final marcantes. Um vinho gastronômico.
🥂Lucarelli Rosato Puglia (Não Safrado) - um rosé, de cor muito clara, que se confunde com um branco, elaborado à partir da Negroamaro, na região da Apúlia, Puglia, no “calcanhar da bota” da Itália, trazendo frutas vermelhas ao nariz e em boca, e uma agradável acidez. Fácil de beber em qualquer momento.
🍷Cellaro Micina Nerello Mascalese Siciliane 2020 - um belo tinto da Sicília elaborado com a Nerello Mascalese, cultivada pela cooperativa Cellaro Cantina Sociale, fundada em 1969, que hoje conta com cerca de 500 cooperativados, traz ao nariz a essência das frutas vermelhas e algum balsâmico, com taninos e acidez bem equilibrados, bom volume e final longo. Um vinhaço!
🍷Caldora Yume Montepulciano D’Abruzzo 2020 - um tinto muito premiado em diferentes concursos internacionais, elaborado com a Montepulciano, cultivada pela Cantina Sociale di Ortona, cooperativa de cerca de 700 produtores da cidade, localizada na região de Abruzzo, que traz ao nariz deliciosos aromas de amoras pretas e chocolate, e em boca apresenta corpo médio, taninos equilibrados, média acidez e um final longo. Um ótimo vinho para acompanhar carnes vermelhas e massas.

Sobre a Fantini Wine e seu modelo de terceirização
O Grupo Fantini foi fundado em Abruzzo em 1994 por três amigos visionários: Filippo,
Valentino e Camillo também chamaram os «três sonhadores" porque foram capazes de realizar um sonho que parecia impossível: criar uma realidade que fosse o carro-chefe do sul da Itália sem possuir capital financeiro e vinhedos próprios, mas com um modelo de negócio altamente inovador.
Os “três sonhadores” compreenderam imediatamente que a qualidade das uvas não dependia da extensão das vinhas geridas de forma industrial por operadores com pouca experiência e em todo o caso não ligados à história da cada vinha. Então eles começaram imediatamente
estabelecer acordos de longo prazo com pequenos agricultores que tinham vinhas nas
áreas mais adequadas à produção de vinho e que colocam no seu trabalho diário a paixão e a experiência transmitidas de geração em geração, uma abordagem artesanal impossível de replicar pelas grandes empresas industriais. Dessa intuição que hoje começa a parecer óbvia para todos, graças a uma equipa de 21 enólogos de grande talento que não deixam nada ao acaso e à vontade de melhorar sempre, nasceu a maior “Boutique Vinícola" da Itália.
A Fantini sempre acredita que não basta ter boas uvas para poder produzir grandes vinhos. Assim como a figura do chef é importante nos restaurantes, também o é no mundo do enólogo. Ciente desse ponto, a Fantini tem uma equipa de 21 jovens e talentosos enólogos, destinados a viver em simbiose com as uvas que chegam à adega, até se transformarem em grandes vinhos, prontos a sofrer o severo julgamento de especialistas e consumidores de todo o mundo.
Hoje a Fantini está em 7 regiões da Itália (Abruzzo, Basilicata, Campania, Puglia, Toscana , Sardegna, Sicilia e também na Espanha.

Sobre a Casa Flora e sua história
A Casa Flora, com 54 anos de vida, e uma linda história, é uma importadora de vinhos, alimentos, cervejas, destilados e água.
O primeiro produto, que deu origem ao nome da empresa, é o queijo Flora, produzido a partir de 1955 por Antônio Pereira Carvalhal, em Flora, município de Três Corações (MG). Se o queijo foi o produto que marcou a origem da Casa Flora, a uva passa foi o ingrediente que fez a estreia da empresa como importadora.
A Casa Flora aproveitou a forte clientela e a logística de distribuição adquirida ao longo dos anos para apostar na importação. O primeiro carregamento de uvas passas chegou em 1992, diretamente do Chile. Depois das frutas secas vieram as bebidas, produtos gastronômicos e acessórios, somando mais de dois mil itens. Produtos alimentícios e bebidas finas, exclusivos de diversas partes do mundo, montando um portfólio de vinhos e alimentos que é considerado um dos mais completos e conceituados do mercado enogastronômico, marcas estas líderes e de prestígio internacional.
Em 2003, a Porto a Porto e a Casa Flora firmaram uma parceria comercial estabelecendo um modelo estratégico de negócios no qual a duas empresas trabalhariam com o mesmo mix de produtos em distintas regiões do Brasil.
A aliança foi um sucesso, se tornando inclusive “case” de mercado. Com distribuição otimizada e uma maior capacidade de investimentos, rapidamente Porto a Porto e Casa Flora conquistaram um lugar entre os grandes players do segmento de importação e distribuição de alimentos e bebidas.
Descobrindo os vinhos da Fantini Wines e sua interessante história
Convite da Anagrama Eventos
Texto por Cláudio Bastos - Boas Taças Lifestyle - Vinhos, Viagens e Gastronomia
Comentários