Tivemos o prazer de conhecer Milton e Carolina Santana no dia 01 de agosto, no restaurante Filomena Bistrô em Moema, São Paulo, em uma noite com jornalistas, sommeliers e influencers de vinhos. Eles são um dos casais proprietários da Monte Castelo, juntamente com outro casal de sócios.
Carolina, que faz a gestão comercial da Monte Castelo e da São Patrício, nos apresentou, juntamente com Milton e a sommelier Luciana Mamede, seus vinhos e os vinhos da São Patrício, de propriedade de seus pais. Os vinhos foram uma grata surpresa para mim, que tive há alguns anos experiências não muito positivas com vinhos de Goiás de outra vinícola - únicos que havia degustado até então.
Saiba mais sobre a história das vinícolas após conhecer aqui os rótulos que degustamos:
🍷Monte Castelo Syrah 2022 - Lançamento da Vinícola Monte Castelo, ainda não no mercado, 100% da uva Syrah, sendo que 100% do vinho estagia em barricas novas e usadas de tosta média/ fina de carvalho francês, apresentando ao nariz aromas de frutas pretas, especiarias e baunilha, enquanto em boca seus 14,5% de álcool estão totalmente integrados aos taninos suaves e maduros. Um vinho para beber agora ou guardar por alguns anos.
🍷Talha-Mar Reserva Cabernet Sauvignon - Syrah 2022 - da Vinícola São Patrício que vem em um rótulo preto, um blend de Cabernet Sauvignon (70%) e Syrah (30%), sendo que 100% do vinho estagia em barricas de carvalho francês, trazendo ao nariz aromas de frutas vermelhas, especiarias e chocolate, enquanto em boca seus 14,3% de álcool estão totalmente integrados aos taninos aveludados e maduros, em um final longo. Um vinho para beber agora ou guardar por alguns anos.
🍷Albhus Gran Reserva Syrah 2021 - da vinícola Monte Castelo, em um rótulo branco que é um corte com 80% Syrah; 20% Merlot, Cabernet Franc, Petit Verdot- o rótulo preto, também 2021 já é elaborado com 80% Cabernet Sauvignon e demais uvas do rótulo branco - com 8 meses em contato com as lias finas e 100% do vinho estagiando em barricas de carvalho francês novas por 12 meses e mais 12 meses em garrafa, trazendo ao nariz aromas de frutas negras e frutas em compota, especiarias e pimenta-preta, em boca apresenta-se encorpado com acidez e taninos bem equilibrados e álcool integrado apesar dos seus 13,7%, final longo e prolongado trazendo chocolate.
🍷UDU da Coroa Azul Cabernet Sauvignon - Syrah Grande Reserva 2021 - da Vinícola São Patrício, 50% Cabernet Sauvignon e 50% Syrah, 8 meses em contato com as lias finas, em tanques de aço inox; 12 meses em barricas de carvalho francês novas e 15 meses na garrafa, apresentando ao nariz aromas de frutas pretas e vermelhas, especiarias e pimenta-preta, chocolate, enquanto em boca seus 14,3% de álcool estão totalmente integrados aos taninos finos e maduros, em um final longo e macio.
Todos vinhos excelentes, com rótulos lindos, alguns deles destacam e homenageiam a fauna brasileira. Vale a pena conhecer esses e outros rótulos deles.
Sobre a Vinícola São Patrício
Fundada em 2019 em Rianápolis, Goiás, faz parte de um grupo econômico familiar composto por outras quatro empresas que atuam no setor elétrico há 75 anos.
A propriedade está a 623 metros de altitude, possui solo arenoso, clima seco e amplitude térmica de 22ºC na época da maturação das uvas. Possui 6,5 hectares de vinhedos formados das variedades Syrah, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Marselan, Viognier e Malbec, sendo que com exceção da Viognier, que ainda não vingou, e da Malbec que gerou pequenas quantidades ano passado, as demais estão em produção.
Utiliza da técnica da dupla poda para manejo dos vinhedos com a colheita realizada entre julho e agosto, sendo que as safras 2022 e 2023 foram vinificadas nas suas próprias instalações com a consultoria do enólogo Cristian Sepúlveda, da Assessoria Terra Nossa e responsabilidade técnica da enóloga Bárbara Marques. Um avanço e tanto em relação à primeira safra de 2021 que foi vinificada na Vinícola Terra Nossa, em Espírito Santo do Pinhal – SP.
Sobre a Vinícola Monte Castelo
Fundada em 2016 em Jaraguá, Goiás, pelos sócios Milton Santana, Carolina Santana, Marco Cano e Luciana Cano.
A propriedade está a 644 metros de altitude, possui solo arenoso com predominância de pedras, clima seco e amplitude térmica de 22ºC na época da maturação das uvas. São 6,5 hectares de vinhedos próprios, com projeto de expansão para 20 hectares.
Contando com plantação das uvas Syrah, Cabernet Sauvignon, Sauvignon Blanc, Merlot, Cabernet Franc, Petit Verdot, Chenin Blanc, Tempranillo e Marselan, utiliza da técnica da dupla poda para manejo dos vinhedos com a colheita realizada entre julho e agosto sendo assessorada pela Vinícola Terra Nossa, de Espírito Santo do Pinhal - SP. Destas cepas todas estão em produção, exceto as Marselan, recentemente plantada, Chenin Blanc e Tempranillo que produziram pouco em 2023.
As safras 2022 e 2023 foram vinificadas nas instalações da Vinícola São Patrício com a consultoria do enólogo Cristian Sepúlveda, da Assessoria Terra Nossa e responsabilidade técnica da enóloga Bárbara Marques. Um avanço e tanto em relação à primeira safra de 2021 que foi vinificada na Vinícola Terra Nossa, em Espírito Santo do Pinhal – SP.
Os surpreendentes vinhos do Cerrado Goiano das Vinícolas Monte Castelo e São Patrício!
Texto por Cláudio Bastos - Boas Taças Lifestyle - Vinhos, Viagens e Gastronomia convidado pela Sommelier Luciana Mamede
Comments