top of page

Unisinos lança pós-graduação que aborda estratégias, inovação e tendências globais no mercado de vinhos e espumantes

Unisinos lança pós-graduação que aborda estratégias, inovação e tendências globais no mercado de vinhos e espumantes

Curso conta com uma parceria inédita da instituição com a Vinícola Salton


Profissionais do segmento do vinho e do espumante podem ter acesso a um curso que nasce como um marco na educação do setor. Unindo teoria e prática, a Unisinos elaborou a pós-graduação "Estratégias, Inovação e Tendências Globais no Mercado de Vinhos e Espumantes". A inovadora iniciativa já está disponível e conta com uma parceria inédita da instituição de ensino com a Salton. A união das marcas combina teoria acadêmica de ponta com a prática e a experiência direta da vinícola.


Com 12 disciplinas e disponível no formato digital, a pós-graduação tem como principal objetivo capacitar enólogos, sommeliers, gestores e empreendedores a dominar as estratégias e inovações que definem o mercado global, preparando-os para se destacarem em um ambiente competitivo. “O curso permite que os alunos possam ver, em uma referência do setor, a materialidade de como os conhecimentos e competências ensinados são mobilizados de fato no mercado através das distintas narrativas de profissionais e gestores da Salton. Entendemos que esta combinação de excelência acadêmica com excelência de performance no mercado faz com que os alunos possam apropriar-se de uma jornada formativa robusta e complementar”, avalia Alexandre Pereira, coordenador do projeto Unisinos Performance.


As áreas temáticas da pós-graduação cobrem uma ampla gama de tópicos essenciais para o sucesso na indústria. Elas incluem desde a governança corporativa e ética, fundamentais para uma gestão responsável, até a inovação em embalagens e viticultura de precisão, que impulsionam a modernização e a sustentabilidade. A análise detalhada da legislação e regulamentação e as tendências emergentes no mercado garantem que os profissionais estejam equipados para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do setor.


Júlio César Kunz, que é sommelier e tem mais de 20 anos de experiência no mundo do vinho, é um dos professores da iniciativa. O profissional, que também é diretor institucional da Associação Brasileira de Sommeliers -RS (ABS-RS), ministra a disciplina Planejamento Estratégico de Empresas. “O mundo do vinho desperta paixões importantes e isso é muito positivo do ponto de vista de engajamento das pessoas com a cultura do vinho. No entanto, essa paixão muitas vezes faz com que as pessoas se empolguem muito em entrar e investir nesse meio, mas sem um pensamento de negócio propriamente. E essa pós-graduação ajuda as pessoas a pensar o mundo do vinho como um mundo de negócios, que movimenta investimento e economia em diversos lugares do mundo e que pode ser, evidentemente, bastante rentável e estratégico. A minha disciplina fala justamente sobre estratégia e traz para perto algo que deveria ser intrínseco ao mundo do vinho, que é o pensamento de longo prazo. Entre plantar uma videira e se ter realmente o próprio vinho tem um espaço de praticamente 10 anos. Então o foco dessa disciplina é como unir esse pensamento de longo prazo em um mundo que muda tão rapidamente", destaca Kunz.


Ao mesmo tempo em que aprendem a teoria dos principais temas que cercam o universo do vinho e dos espumantes, os alunos terão acesso a conteúdos exclusivos que contam como esses assuntos são aplicados na prática pela Salton. "Essa pós-graduação proporciona uma combinação única de conhecimentos teóricos e práticos, promovendo muita inovação e excelência no setor de vinhos e espumantes. A Salton é uma empresa centenária: 114 anos de história requer muito conhecimento e reinvenção. O consumidor está no centro das nossas estratégias, para que ele sempre escolha uma garrafa de Salton para brindar o momento de alegria dele da maneira que ele quiser", destaca Luciana Salton, diretora executiva da companhia.


A pós-graduação conta com um modelo 100% EAD e digital. Os alunos podem, portanto, montar seu plano de aprendizado de acordo com suas necessidades e horários. O curso tem produção da OVO_educa, que é uma das uma das principais empresas de educação do Brasil. Além das disciplinas regulares do curso, os alunos têm acesso a módulos livres, que contam com orientações práticas de temas como harmonização, serviço e técnicas de venda.


Todas as informações da pós-graduação estão no link: https://www.unisinosperformance.com.br/pos-curso/salton


Disciplinas do curso:

- Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental - Prof. Patrícia Binz

- Tendências no Mercado de Vinhos - Prof. Michael Kim Waller

- Governança Corporativa e Ética nos Negócios do Vinho - Prof. Daniela Pellin

- Contextos do Mercado de Vinhos - Prof. Israel Bertamoni

- Planejamento Estratégico de Empresas - Prof. Julio Cesar Kunz

- ESG na Indústria do Vinho - Prof. Daiane Calheiro Evaldt

- Legislação e Regulamentação do Mercado de Vinhos - Prof. Liziane Dantas Lacerda

- Enologia de Vanguarda - Prof. Daniel Ferreira

- Tecnologia Aplicada ao Mercado de Vinhos e Espumantes - Prof. Caroline Dani

- Análise de Dados e Inteligência de Mercado para tomada de decisões - Prof. Caroline Dani

- Viticultura de Precisão - Prof. Leonardo Cury

- Inovação em Embalagens de Vinho - Prof. Andréia Belusso

Unisinos lança pós-graduação que aborda estratégias, inovação e tendências globais no mercado de vinhos e espumantes

  

Sobre a Salton:

A Salton é a marca número 1 de espumantes no Brasil (Wine Intelligence, 2022), liderando a categoria no mercado nacional desde 2005 (Nielsen). É reconhecida ainda como a maior produtora de espumantes do país (Adega Ideal, 2022). Foi a primeira marca nacional a conquistar o Top 1 de vinhos no Brasil (Wine Intelligence, 2019), além de ser a marca de espumante brasileiro mais consumida e a 5º mais importada pelos Estados Unidos (Ideal Consulting, 2020). Com 114 anos, é a vinícola mais antiga em atividade no Brasil. Referência em sustentabilidade, a companhia possui um Núcleo de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento que, em parceria com universidades, projeta soluções do campo à indústria, garantindo as melhores práticas e incentivando o desenvolvimento de toda a cadeia vitivinícola do Brasil. Suas operações são divididas em quatro unidades de negócio: a Vinícola Salton, em Bento Gonçalves-RS; a Azienda Domenico, em Santana do Livramento-RS; a Enoteca Família Salton, em São Paulo-SP; e o Complexo Presidente, em Jarinu-SP.

 

Sobre a Unisinos:

A Unisinos é uma instituição de renome internacional, dedicada à excelência educacional e à formação de profissionais preparados para os desafios do futuro.

Com mais de 50 anos de tradição, a universidade se destaca por oferecer uma educação de alta qualidade, aliando inovação, tecnologia e conhecimento.

Reconhecida pela qualidade de ensino e pesquisa, a Unisinos oferece uma ampla gama de cursos de graduação, pós-graduação e programas de formação continuada.

Os professores são experientes e altamente qualificados, proporcionando um ambiente de aprendizado inspirador e desafiador.

 

Unisinos lança pós-graduação que aborda estratégias, inovação e tendências globais no mercado de vinhos e espumantes

Fonte: Apura Conteúdo

Assessoria de Imprensa Salton



69 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page