Viña Montes e Bodega Argento tiveram rótulos avaliados como excelentes por James Suckling; estes são comercializados no Brasil pela importadora do Grupo Famiglia Valduga
O renomado crítico de vinhos, James Suckling, famoso por sua abordagem democrática e detalhista, reconheceu a excelência das vinícolas Viña Montes e Bodega Argento, cujos rótulos são comercializados no Brasil pela Domno Wines, importadora do Grupo Famiglia Valduga. O americano, que não apenas pontua vinhos, mas também valoriza a jornada por trás de cada garrafa, destacou a qualidade de diferentes rótulos das duas marcas.
Suckiling, que é um dos críticos do universo dos vinhos mais influentes da atualidade, considera características como sabor, aroma e textura em suas avaliações. Ele, que prefere rótulos vibrantes e intensos, utiliza uma escala de pontos que funciona do seguinte modo: vinhos que conquistam 89 pontos são muito bons; de 90 a 94 são considerados ótimos e aqueles que levam de 95 a 100 são rótulos excelentes.
“Acredito que o consumidor de vinhos atual merece mais do que apenas críticas e sugestões. Eles precisam ver com os próprios olhos o lugar, as pessoas e o processo. Na verdade, há muito mais para aprender sobre vinho do que apenas números e prosa simples”, afirma o crítico, formado em jornalismo pela Universidade de Wisconsin (EUA).
Na avaliação de James Suckling, cinco vinhos da Viña Montes e dois da Bodega Argento obtiveram pontuações com 95 pontos ou mais, sendo considerados excelentes. Foram eles: Montes Alpha M (98 pontos), Montes Folly (97 pontos), Montes Purple Angel (97 pontos), Montes Wings (96 pontos), Montes Outer Limits Syrah (95 pontos), Single Block Malbec Altamira (95 pontos) e Single Vineyard Agrelo Cabernet Franc (95 pontos).
A Viña Montes nasceu do sonho de Aurelio Montes e Douglas Murray em produzir vinhos de qualidade premium no Chile, em 1987. Alfredo Vidaurre e Pedro Grand juntaram-se ao projeto e, assim, a vinícola chilena foi pioneira no país, focando nos atributos que os mercados internacionais desejavam. Desde então, a Viña Montes é sinônimo de qualidade, consistência e inovação, sempre buscando produções eficientes e sustentáveis, consagrando-se como uma das joias do vinho chileno.
O Montes Alpha M, destaque da vinícola chilena pela avaliação de Suckiling, é o resultado de uma produção extremamente limitada e de uma rigorosa seleção das uvas. Este vinho tinto, elaborado com as varietais Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Merlot e Petit Verdot, possui aromas predominantemente de frutas maduras, como morangos, cerejas e cassis, com notas sutis de menta e geleia. O envelhecimento em barricas francesas, durante 18 meses, confere um aroma de tabaco equilibrado com frutas. No paladar, o rótulo é muito equilíbrio e sedoso, com volume, sabor e persistência muito consistentes com o que se percebe no olfato. O Montes Alpha M acompanha uma nota láctica delicada.
Enquanto isso, a Bodega Argento, localizada no coração de Mendoza, tem se dedicado, desde 2012, a seguir a premissa de liderar a produção argentina de vinhos biológicos e sustentáveis. A vinícola se destaca pelo cuidado e preocupação com os recursos naturais, manejando as vinhas da forma mais orgânica possível. Na adega, a equipe de enologia preserva o melhor do terroir, utilizando a madeira de forma equilibrada e evitando extrações excessivas para manter a pureza, a frescura e a elegância em cada rótulo.
Para o crítico, um dos destaques da vinícola argentina é o Single Block Malbec Altamira. Este tipo de exemplar, denominado Single Block, diferencia-se principalmente pela cuidadosa seleção de microterroirs dentro de diversos vinhedos, segmentados em blocos, de acordo com o perfil de solo e idade das videiras. O rótulo da Argento é elaborado com a uva Malbec e possui maturação de 12 meses em foudres de carvalho francês de 3.500 litros. Com aromas concentrados, que remetem a frutas negras maduras e desidratadas, e sofisticadas notas de violeta e especiarias doces, este vinho tinto é denso e apresenta excelente estrutura no paladar. Sua acidez média, porém marcante, agrega equilíbrio ao conjunto. O final longo reforça o perfil aromático do Single Block Altamira e o torna convidativo.
Eduardo Valduga, diretor do Grupo Famiglia Valduga, celebra as altas pontuações recebidas por Viña Montes e Bodega Argento. “As excelentes avaliações de James Suckling confirmam o empenho das vinícolas, que fazem parte do portfólio de Domno Wines, à produção de rótulos de qualidade mundial. Estes vinhos proporcionam uma experiência sensorial diferenciada aos nossos clientes, traduzindo o que nos propomos de levar o melhor de cada terroir por meio de uma taça de vinho”, afirma.
Para mais informações sobre estes e outros rótulos importados por Domno Wines, acesse o site.
Sobre Domno Wines
Fundada em 2008, na cidade de Garibaldi, coração da Serra Gaúcha, a Domno Wines pertence à Famiglia Valduga, grupo com quase 150 anos de história e tradição. Em seu portfólio estão 50 vinícolas - de nove países - e mais de 350 rótulos, incluindo exemplares premiados e únicos. Um dos grandes diferenciais da importadora é a cautelosa escolha de seus produtores, que possuem valores convergentes aos do Grupo, como o cuidado na produção da matéria-prima, aplicação das mais inovadoras técnicas de vinificação e valorização do relacionamento. Mais informações: @domnowines | Domno Wines | Domno Wines
Sobre o Grupo Famiglia Valduga
Reconhecido mundialmente por seu padrão de excelência e sua expertise em inovação, o Grupo Famiglia Valduga é composto pelas empresas Casa Valduga, Domno Wines, Ponto Nero, Casa Madeira, Brewine Leopoldina e Vinotage.
Casa Valduga é a vinícola que está entre as 10 principais do país e conta com a maior cave de espumantes da América Latina; Domno Wines, importadora que se dedica a trazer com exclusividade para o Brasil os rótulos mais consagrados do mundo; Ponto Nero, marca de espumantes reconhecida pelo seu DNA inovador a partir de rótulos com designers modernos e combinações únicas no mercado. A Ponto Nero conta ainda com a submarca Becas, vinhos frisantes em lata que permitem degustações saborosas, descomplicadas e em doses na medida certa. Casa Madeira, por sua vez, disponibiliza sucos de uva kosher, orgânico, integral e enriquecido com fibras – sem adição de conservantes, açúcar ou água –, sucos varietais, chás, geleias, antepastos e creme balsâmico, entre outros produtos gourmets; Brewine Leopoldina é a empresa que elabora cervejas especiais, transformando-as em experiências únicas, percorrendo o caminho perfeito entre os mundos enológico e cervejeiro. Por fim, Vinotage é a marca de cosméticos e bem-estar do grupo, responsável pela formulação de produtos diferenciados graças à sua base com o óleo extraído da uva.
A sede do grupo fica em Bento Gonçalves (RS), no Vale dos Vinhedos, local onde a Família Valduga instalou-se quando chegou ao Brasil.
Vinhos da Domno Wines são reconhecidos pelo principal crítico de vinhos do mundo
Fonte: Agência Pub
Comments